Rio Gastronomia fornecerá aulas gratuitas com chefs até metade de 2021

A renovação é a palavra de ordem para as cozinhas no Rio de Janeiro neste finalzinho de ano. Isso porque o Rio Gastronomia está chegando a sua 10ª edição em uma nova estrutura. Até a metade do ano que vem, o hub oferecerá material exclusivo, como transmissões online, reportagens, oficinas gratuitas com chefs prestigiados e conversas sobre negócios.

“A união faz a força. Para nos reinventarmos na pandemia, tivemos que olhar ao redor. Dar voz a pequenos produtores, em ações como o Rio Gastronomia, é aumentar as chances de sobrevivência dos que se dedicam a produtos de excelência”, disse o chef Damien Montecer, do restaurante Bazzar, em uma aula recente.

Aulas de gastronomia com chefs renomados

Até a metade do ano que vem, a plataforma feita para o evento online receberá cerca de 40 aulas inéditas e promovidas por profissionais de gastronomia altamente reconhecidos. Já dá para conferir os vídeos com Claude Troisgros e Batista, dupla que mostra a preparar “poulet au vinaigre”, prato com assinatura de Pierre Troisgros (1928-2020), fundador da nouvelle cuisine.

Rio Gastronomia fornecerá aulas gratuitas com chefs até metade de 2021
Foto: Visual Hunt

Só que existe mais conteúdo na agenda do Rio Gastronomia no último mês deste ano. No dia 18, Tati Lund, responsável por pérolas vegetarianas no .Org, Bistrô, demonstra receitas com jaca. No dia 21, o chefe de barJonas Aisengart, do Quartinho, ensinará técnicas de infusões e limoncello para fazer em casa.

Negócios no Rio Gastronomia

Vale salientar que discussões ao vivo sobre as tendências do setor de culinária também serão um dos destaques do evento em transmissões chamadas de PEGN Labs Bares e Restaurantes.

Feitas em conjunto com a revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, e apresentados pelo Santander, os 16 encontros virtuais se focarão em assuntos em voga no segmento, como o futuro do catering e a reinvenção das cafeterias.

No dia 15 de dezembro, Thomas Troisgros, chef do Olympe, e Fabricio Lemos, do Origem, abordaram as tendências da alta culinária.  

Atrações em 2021

A partir do ano que vem, aproximadamente cem estabelecimentos alimentícios desenvolverão cardápios com valores acessíveis com a marca do Rio Gastronomia. No dia 27 de janeiro, uma mesa redonda no Sesc RJ, apresentará os desafios da indústria ao redor do mundo a curto, médio e longo prazo.

O que você achou deste artigo?