Plano Cozinha Mineira está disponível para consulta pública

O Governo de Minas Gerais busca a opinião popular para montar o Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia Mineira. Por isso, o governo iniciou uma consulta pública para poder receber comentários vinculados a ações nesse setor. O tempo para participar será até o dia 8 de dezembro nesse site.

Chamado de “Cozinha Mineira”, o programa visa montar estratégicas combinando o poder público, privado e a sociedade civil focada com intuito de promover diretrizes públicas para fortalecer a culinária como segmento estratégico de desenvolvimento socioeconômico em Minas Gerais.

Participação na consulta pública

A documentação mostrada na consulta foi levantada pelo grupo gestor do Programa Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia Mineira (PEGM) e é oriundo do discurso, colaborações e repasse de dados feitos no decorrer dos últimos nove meses. Abrange, assim, a readequação da primeira versão do Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia, sendo que o prazo corresponde aos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021.

Plano Cozinha Mineira está disponível para consulta pública
Foto: Agencia Minas Gerais

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, reforçou a importância de promover a cozinha mineira. “O plano traça, de forma prática, caminhos e metas com relação ao desenvolvimento da gastronomia como produto turístico de excelência, inclusive sob a perspectiva do marketing”, argumentou.

Oliveira salientou que a revisão do plano consolida um trabalho coletiva que já obteve progresso nos últimos anos, oferecendo uma nova perspectiva, “a da cozinha mineira como bem imaterial, patrimônio imaterial do estado”.

Depois da efetuação da consulta, a previsão é para que a última versão do Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia seja publicada ainda neste ano. É essencial pontuar que a importância estratégica da culinária, já que todo o setor produtivo, assim como tópicos sociais e culturais vinculados a ele, influenciam pesadamente a qualidade de vida do mineiro e mostram várias chance de geração de renda, serviços, desenvolvimento social e econômico.

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Por favor insira seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui