Comida para escutar? Vídeos com som de receitas viralizam mundialmente

O som de um faca cortando algum alimento em um tábua. Os alimentos sendo colocados em tigelas. As batatas borbulhando no óleo. Esses sons são característicos quanto para as pessoas que adoram cozinhar quanto os cheiros que invadem a casa toda durante a preparação de uma refeição ou um lanche rápido.

Curiosamente, algumas pessoas estão apreciando uma outra faceta da arte de cozinha. Conforme um estudo apresentado pelo Pinterest, plataforma de ideias, as procuras pelo termo “comida ASMR” cresceram 84% nos últimos meses. Lembrando que essa sigla tem origem no idioma inglês e quer dizer: “resposta sensorial meridiana autónoma”.

Essa expressão foi elaborado pela americana Jennifer Allen, ao fazer menção que alguns indivíduos sentem quando escutam determinados ruídos.

Se a técnica realmente provoca algum tipo de relaxamento, os especialistas ainda estão avaliando, só que o ASMR já é, sem dúvida, um segmento de grande sucesso na rede mundial de computadores.

Desde com começo da década, quando o termo foi criado, passou a crescer nas mídias sociais uma série de vídeos de pessoas sussurrando em microfones potentes, fazendo ações do dia a dia como se maquiar. Agora, cozinhar também foi adicionado a essa lista de afazeres cotidianos.

Tendência de “comida para escutar” começou na Ásia

Tanto que receitas com barulhos ambientes foram apostas de alguns criadores de conteúdo no Youtube dedicados ao setor de culinária no Brasil.

Antes da sensação desembarcar no Brasil, já era tendência em países como a China e a Coreia do Sul em canais como o Cooking Tree, focados em sobremesas e doces coreanas e o Peaceful Kitchen, cujas receitas são veganas.

Comida para escutar? Vídeos com som de receitas viralizam mundialmente
Foto: Visual Hunt

Vale salientar que os canais realmente contavam com os sons de ambiente para deixar os vídeos ainda mais reais.

Sendo assim, os conteúdos eram postados de duas maneiras: com trilha sonora para os seguidores mais tradicionais e com os barulhinhos de todos os preparativos.

Gradativamente, esse fenômeno dos vídeos de culinária com trilha sonora real está ganhando cada vez mais adeptos dentro e fora do Brasil.

E qual a sua preferência? Acha que consegue se concentrar em um vídeo de receita com uma trilha comum e as dicas ou prestaria mais atenção com os ruídos ambientes?

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Por favor insira seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui