Califórnia autoriza entregas em motorista e serviços devem iniciar em 2021

O estado norte-americano da Califórnia autorizou o serviço comercial de entrega sem a necessidade de motorista pela primeira vez. Sendo assim, a empresa de robótica Nuro pretenda iniciar as operações no ano que vem.

A startup já iniciou os testes com veículos autônomos R2 na região no mês de abril, só que a licença oportunizará que cobre dos clientes pelo serviço. Os veículos contará com uma velocidade máxima de mph (56 km/h) e só poderão operar em condições de “bom tempo”.

“A emissão da primeira licença de implantação é um marco significativo na evolução dos veículos autônomos na Califórnia”, disse o diretor do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, Steve Gordon, que acrescentou: “Continuaremos mantendo a segurança do público automobilístico à medida que esta tecnologia se desenvolve.”

Detalhes da operação de entrega na Califórnia

A empresa foi criada por dois ex-integrantes do Google e financiada pela Softbanck, do Japão. Os veículos foram desenvolvidos para rodar sem motorista ou passageiros. O R2 utiliza um radar, imagens térmicas e câmeras de 360 graus para efetuar os seus movimentos. Ou seja, ele não conta com pedais, volantes ou retrovisores.

A máquina tem uma estrutura oval menor do que boa parte dos automóveis dos carros americanos, dois compartimentos com temperatura controlada para entregas e portas que se erguem para entregar os itens para o cliente.

Califórnia autoriza delivery sem motorista e entregas devem iniciar em 2021
Foto: Site Oficial Nuro

“No início, a operação será muito limitada enquanto a tecnologia é avaliada minuciosamente”, disse o professor David Bailey, da Universidade de Birmingham.

Bailey ainda comentou que: “desta maneira, por exemplo, os veículos só serão permitidos em ‘ruas planas’ com velocidade limitada a 35 mp/h (56km/h) e os robôs de entrega Nuro, menores, serão limitados a apenas 25 mp/h (40 km/h).

O professor universitário frisou que “é essencialmente um teste limitado, mas ainda assim um passo significativo em direção a um futuro sem motorista.”

Outros projetos inovadores

No mês de outubro, os táxis em motoristas começaram a rodar na cidade de Phoenix, no estado do Arizona, como uma etapa do serviço da empresa Waymo, um braço do Google. Um serviço parecido, sustentado pela gigante da tecnologia e varejo online Alibaba, está no momento sendo experimentado na maior cidade chinesa, Xangai.

Vale salientar que esses são somente dois das diversas experiências com utilização de veículos autônomos em todo o planeta.

O que você achou deste artigo?